terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Análise - Habilidades

ATTACK - Ataque
Representa a eficiência do jogador atacando. Quanto maior o valor, mais favorecido será o jogador em ação no ataque, melhorando seu posicionamento. Resumindo, é o instinto de matador que o jogador tem.

DEFENCE - Defesa
Atributo essencial para zagueiros, laterais e volantes. Quanto maior for a quantidade de defence, melhor e mais rápido um jogador vai fazer o bote para roubar a bola, favorecendo posições defensivas. Assim como também terá mais habilidades para executar carrinhos e outras ações defensivas.

BODY BALANCE - Equilíbrio corporal, força física
Body Balance equivale à força física que o jogador tem, levando a melhor em divididas. É essencial para defensores, mas útil também pra todos os jogadores de todas posições. Um jogador com bastante body balance tem muito mais probabilidade de permanecer com a bola em seus pés e roubar ela de outros jogadores.

STAMINA - Resistência
Determina a resistência do jogador. Quanto maior for o valor, maior será a sua resistência. É um atributo essencial para qualquer jogador, de qualquer posição. Os jogadores com bastante stamina se cansam menos durante a partida, e conseguem jogar mais jogos sem se cansar tanto.

TOP SPEED - Velocidade máxima
Quanto maior for este valor, o jogador conseguirá um maior alcance de velocidade máxima correndo. Porém isso só vale enquanto ele estiver correndo sem a posse de bola.

ACCELERATION - Aceleração
Determina o tempo que o jogador precisa até chegar a sua velocidade máxima. Quanto maior o acceleration, mais rápido ele chegará à velocidade máxima, top speed.

RESPONSE - Resposta
Atributo muito importante. Response indica como um jogador pensa e reage: jogadores com níveis elevados irão conseguir interceptar mais passes, serão mais rápidos para reagir quando perdem a posse de bola ou tomam um drible. Para os goleiros, isso pode ser dito como os reflexos que ele tem.

AGILITY - Agilidade
Agility determina a rapidez que um jogador desempenha uma ação (dribles, movimentos gerais). Quanto mais agilidade, mais rápido o jogador irá executar os mesmos. Ajuda também executar passes mais rápidos. Um jogador com muito pouco agility demora muito até levantar a perna, preparar o passe e só depois passar a bola.

DRIBBLE ACCURACY - Precisão do drible
Jogadores perder gotas com alta precisão são adeptos em movimento com a bola em seus pés. Eles tocam a bola com mais freqüência como eles se movem, mantendo-o próximo, o que lhes permite manobra com grande rapidez e precisão, mas também as torna mais difícil de resolver.

DRIBBLE SPEED - Velocidade do drible
Quanto maior o valor em drible speed, mais rápido o jogador poderá mover-se com a bola em seus pés.

SHORT PASS ACCURACY - Precisão do passe curto
É a precisão do passe curto do jogador. Quanto maior for o valor desse atributo, melhor e mais preciso vai ser o passe de curta distância. É um atributo essencial para jogadores do meio campo, pois é ali que vão se criar as jogadas, necessitando de um melhor passe.

SHORT PASS SPEED - Velocidade do passe curto
É a velocidade do passe curto, ou seja, quanto mais Short Pass Speed, mais rápido o jogador irá fazer os passes curtos, dificultando a interceptação do adversário.

LONG PASS ACCURACY - Precisão do passe longo
Significa a precisão do passe longo, do lançamento, do cruzamento. Naturalmente, essa capacidade é muito importante que os jogadores venham a realizar lançamentos longos e cruzamentos mais precisos.

LONG PASS SPEED - Velocidade do passe longo
Quanto maior for o Long Pass Speed, melhor a velocidade geral dos passes longos e cruzamentos vão ser, o que vai dificultar para o adversário fazer a interceptação.

SHOOT ACCURACY - Precisão do chute
Atributo essencial principalmente para os atacantes. Quanto maior o valor, melhor será a precisão do chute, fazendo com que tenha mais possibilidades de acertar o chute no gol e em locais mais difíceis do goleiro defender.

SHOOT POWER - Força do chute
Quanto mais um jogador tem shoot power, mais forte será o seu chute, dificultando a defesa do goleiro. É útil para todos os jogadores, inclusive para os próprios goleiros, que poderam chutar para mais longe, afastando o perigo.

SHOOT TECHNIQUE – Técnica do chute
Este parâmetro define como um jogador pode chutar a bola, o "chute de categoria". Determina também como um jogador pode chutar ao mesmo tempo sob a pressão de um adversário, ou quando tem pouco ângulo para acertar o chute.

FREE KICK ACCURACY - Precisão do chute em cobranças de falta
Quanto maior o valor, mais precisão será o chute em tiros livres, cobranças de falta. Outros atributos têm uma grande influência sobre o Free Kick Accuracy, como o Shoot Power e Swerve.

SWERVE - Capacidade de curva no chute
Determina quanto de curva um jogador pode aplicar a um chute, em cobranças de falta e em chutes com bola rolando. Uma coisa que não é muito possível perceber, é que este valor também dita como um jogador pode fazer a bola cair depois que passa pela barreira. Um jogador com alta swerve pode "tirar" mais a bola do alcance do goleiro.

HEADER - Cabeceio
Define a precisão, a força do cabeceio de um jogador, tanto em passes de cabeça (apertando xis) e em cabeceios destinados ao gol (apertando quadrado).

JUMP - Salto, pulo
Capacidade de pular mais alto para conseguir cabecear. Jogadores que são altos e tem bom jump tem que se ter muito cuidado, pois quase sempre levam vantagem em cruzamentos e outros chutes em que a bola está no ar.

TECHNIQUE - Técnica
Fundamentalmente, technique determina o controle de bola. É também colocado em conta quando um jogador faz um passe de primeira, ou executa determinados dribles. Além disso, technique representa também algumas outras funções: quanto mais a techinque, melhor um jogador conseguirá dominar passes mais difíceis, bolas altas, lançamentos.

AGGRESSION
Muitos acham que esse atributo significa a quantidade de agressão que um jogador pode ter em um jogo, dando porrada pra tudo que é lado...mas não é. Esse valor determina a probabilidade de um jogador ir pra frente, se juntar ao ataque. Esta é uma habilidade administrados pelo motor de jogo: ele não tem qualquer relação com qualquer jogador sob o seu controlo direto, um jogador do seu time que tenha com pouco agression ataca menos, sobe menos ao ataque, já jogadores com mais agression são mais ofensivos, atacam mais.

MENTALITY - Mentalidade
Indica a mentalidade do jogador, o empenho. Quando o nível de stamina está baixo, um jogador com uma mentalidade alta terá muito mais probabilidade de manter o seu nível geral de dedicação, diferente de um jogador com pouca stamina e baixa mentalidade. O impacto do cansaço da resistência com a perda de habilidades também é reduzida.

GOAL KEEPING SKILLS - Habilidades do goleiro
Quanto maior esse valor, melhor o goleiro irá defender. Também terá uma melhor habilidade no gol, incluindo mais chances de fazer defesas mais difíceis. Goleiros com muitos pontos nesse atributo espalmam menos a bola e conseguem defender com mais segurança.

TEAM WORK ABILITY - Liderança de equipe, trabalho em equipe
É um dos mais complexos atributos. O jogador que possui bastante team work ability tem mais liderança, medindo o quanto ele pode interagir com os seus companheiros de equipe. É o atributo essencial para o capitão do time.

CONDITION / FITNESS - Condição física, resistência física
Um jogador que joga muitas partidas seguidas, é muito propenso a acumular fadiga após cada jogo. Isso é muito fácil de se notar na Master League, onde alguns jogadores se cansam muito mais depois de algumas partidas e outros com mais condition / fitness conservam a resistência.

WEAK FOOT ACCURACY - Precisão com o pé fraco
Quanto maior esse valor, melhor o jogador executará um chute com seu "pé fraco". Um jogador com alto valor em weak foot accuracy é muito raro. É sempre bom saber quanto os jogadores tem nesse atributo, especialmente se ele jogar numa posição em que é obrigado a usar muito a perna que não é de sua preferência (atacantes, meio campos).

WEAK FOOT FREQUENCY - Freqüência de uso do pé fraco
Determina a freqüência que um jogador irá utilizar o seu pé mais fraco.

Gostou da análise? Então comente e recomende o blog para outras pessoas!

3 comentários:

Bieh disse...

Muito bom post
Eu jogo o PES 5 (clone do WE 9) e uso bastante essa parte.

Lá no PES 5, quando vc edita/cria um jogador, quando vc seleciona a habilidade (Stamina por ex), aí aparece lá em baixo numa barrinha um texto explicativo, em inglês (na Stamina por ex tá escrito "The higher this value, the less the player tires during the match")

Só que lá algumas habilidades estão mal explicadas e por isso esse post foi muito bom

E inclusive eu vou ajudá-los em algumas coisas que eu achei incompletas.

No AGRESSION, faltou vcs colocarem que ele influencia na disposição do jogador. Um jogador com AGRESSION muito alta fica ativo o jogo inteiro, "ligado na tomada". Isso vcs colocaram no MENTALITY.

No MENTALITY, na verdade, é o psicológico do jogador. O cansaço afeta menos a técnica dele e ele joga melhor sob pressão (em finais, cobranças de penalti - principalmente nas que forem depois da prorrogação). E também não faz muita diferença qnd a "moral"(no PES 5 isso é representado por umas setinhas) dele está baixa.

No TEAM WORK, na verdade é o jogador estar atento aos movimentos do time (isso serve para ser capitão assim como o MENTALITY ajuda-os em jogos decisivos) e a receber passes (aquele q os naradores dizem que "chamam o jogo" pra si)

No PES 5 também tem uma outra habilidade que chama CONSISTENCY, que, quanto maior for, menos erros o jogador cometerá e mais precisão terá nos seus movimentos (quanto maior for, mais regular é o jogador, quanto menor for, mais irregular será o jogador- dois exemplos são o Richarlyson que de vez em quando "dá a louca" nele e ele sai chutando a bola de qualquer jeito. E o outro exemplo é o Verón que joga calmo e tranquilo o jogo inteiro)

Ah, e no DRIBBLE ACCURACY, vcs escreveram "Jogadores perder gotas com alta precisão são adeptos em movimento com a bola em seus pés."
(gotas?? corrijam essa parte pq ficou confusa)

as demias habilidades ficaram perfeitas
orbigado pelo post
e torço para que tenha ajudado-os com essas observações a mais

Anônimo disse...

muuuuuitoooooooo boooom...eu tava procurando faz tempo um post desse...muito obrigado..parabens e boa sorte com o blog

luce fallen disse...

Olá ! Tenho uma dúvida em relação ao "Teamwork". Porque atacantes tem essa habilidade tão baixa? Vou citar o Batistuta pois acho um ótimo exemplo por ser um capitão, o teamwork dele é de 71 em algumas versões chega a 76, isso não é exclusivo dele quase todos atacantes tem essa habilidade nessa faixa, uns chegam a ter até 82, os que tem essa habilidade alta são os old-school do futebol tipo Di Stefano... Queria saber o porque disso.